Alguns dos principais motivos para não conseguir emagrecer incluem não comer o café da manhã, dormir poucas horas e não praticar atividade física regular, pois as rotinas diárias interferem diretamente no metabolismo, na produção de hormônios como cortisol e leptina, e na forma como o corpo queima as calorias e as gorduras.
![](https://static.wixstatic.com/media/4d9b3c_ec6d027b672144bcb118cadeba321f5f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/4d9b3c_ec6d027b672144bcb118cadeba321f5f~mv2.jpg)
Para emagrecer deve-se gastar mais calorias do que se consome, para que o corpo utilize as reservas de gordura como forma de energia para manter o funcionamento das células. Além disso, as atividades físicas favorecem o aumento de massa muscular, o que acaba aumentando o metabolismo e acelerando a queima de células de gordura.
Para emagrecer rápido e de forma saudável, o ideal é consultar um endocrinologista para fazer uma avaliação dos níveis hormonais no corpo, além de seguir um plano alimentar, orientado por um nutricionista, e um plano de exercícios, indicado por um educador físico.
Você também pode se interessar: Conheça os benefícios de incluir encapsulados naturais na rotina
Os principais motivos porque não se consegue emagrecer são:
1. Não comer o café da manhã
O café da manhã é a refeição mais importante do dia porque durante o sono o corpo não deixa de consumir energia para manter o organismo funcionando e após longas horas de jejum noturno deve-se repor as energias gastas logo pela manhã.
Ao não comer o café da manhã, o corpo diminui a queima de gordura para tentar conservar energia, além de queimar os músculos para obter energia, o que torna o metabolismo mais lento e dificulta o emagrecimento.
O que fazer: deve-se comer o café da manhã até uma hora após acordar e incluir alimentos saudáveis como fibras, frutas e proteínas. Confira opções de café da manhã saudável para emagrecer.
Você também pode se interessar: Conheça os benefícios de incluir encapsulados naturais na rotina
2. Comer muitas calorias
Um dos motivos de não conseguir emagrecer é não controlar a quantidade de calorias da alimentação e comer mais calorias do que se gasta, e isto pode acontecer mesmo fazendo uma alimentação saudável, pois muitas vezes, a pessoa pode comer uma quantidade maior do que a recomendada.
O que fazer: o ideal é fazer um acompanhamento com nutricionista de forma individualizada pois a quantidade de calorias que se deve ingerir para emagrecer depende do metabolismo basal de cada pessoa, que é calculado de acordo com idade, sexo, altura e peso.
3. Comer muito antes de dormir
Comer muito antes de dormir, em grandes quantidade ou alimentos muito gordurosos e de difícil digestão, além de fornecer calorias a mais para o corpo, deixam o metabolismo mais lento, ficando mais difícil de queimar gorduras a, sendo um dos motivos para não conseguir emagrecer.
O que fazer: deve-se jantar pelo menos 3 horas antes de dormir ou fazer um lanche leve de fácil digestão como iogurte, gelatina ou uma fruta.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas sobre o que comer antes de dormir:
4. Envelhecimento
O envelhecimento é outro motivo de não conseguir emagrecer e isto ocorre porque, com a idade, o corpo passa a gastar menos energia para manter suas funções como respiração, reparo das células e digestão dos alimentos.
Além disso, as alterações hormonais normais do envelhecimento causam uma perda gradual de massa muscular, o que leva a uma diminuição do metabolismo, pois os músculos gastam mais energia do que as células de gordura.
O que fazer: tomar um chá termogênico para acelerar a queima de calorias e praticar atividades físicas que ajudam a tonificar e aumentar a massa muscular, pois permitem aumentar o metabolismo e a emagrecer. Veja mais dicas de como acelerar o metabolismo para perder peso.
Você também pode se interessar: 20 Dicas para emagrecer rápido e com saúde
5. Não dormir de 8 a 9 horas por noite
Não dormir de 8 a 9 horas por noite é outro motivo para não conseguir emagrecer pois durante o sono são produzidos maiores quantidades dos hormônios GH e leptina, que estimulam o ganho de massa muscular, que leva ao aumento do metabolismo e da queima de gorduras, além de promover maior sensação de saciedade, levando a pessoa a comer menos e, assim, favorece a perda de peso.
Além disso, o cansaço e o estresse de não dormir de 8 a 9 horas por noite não dormir o suficiente, aumentam os níveis do hormônio cortisol, dificultando a perda de peso.
O que fazer: criar uma rotina de dormir e acordar na mesma hora todos os dias, garantindo as 8 a 9 horas de sono por noite para ajudar no emagrecimento.
6. Não se exercitar regularmente
![](https://static.wixstatic.com/media/4d9b3c_365b1b3d00b24ba6b634a8a3d417d14b~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/4d9b3c_365b1b3d00b24ba6b634a8a3d417d14b~mv2.jpg)
Um dos principais motivos de não conseguir emagrecer é não se exercitar regularmente e isto ocorre porque ao não praticar exercícios o metabolismo fica mais lento, o gasto de energia pelo corpo diminui, dificultando a queima de calorias e a perda de peso.
O que fazer: deve-se fazer atividades físicos diariamente, intercalando exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, com treinamento de força e resistência, como a musculação, para acelerar o metabolismo, ganhar massa muscular e aumentar a perda de gordura, que são essenciais para a perda de peso. Veja outros benefícios dos exercícios físicos.
Você também pode se interessar: Melhores inibidores de apetite: naturais e de farmácia
7. Não beber água
Manter o corpo hidratado é fundamental para acelerar o metabolismo e a queima de calorias, transportar nutrientes e oxigênio para manter as funções das células, manter o funcionamento do intestino e ajudar na digestão dos alimentos, e, por isso, não beber água é um dos motivos de não conseguir emagrecer.
Além disso, a água não tem calorias e ajuda a manter o estômago cheio, podendo ser consumida a qualquer hora do dia.
O que fazer: consumir pelo menos 1,5 a 3 litros de água por dia na sua forma natural, com gás, aromatizada ou em chás sem açúcar.
8. Estresse e ansiedade
![](https://static.wixstatic.com/media/4d9b3c_5aba74b8bb124a2a908fc9b19c137cd4~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_490,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/4d9b3c_5aba74b8bb124a2a908fc9b19c137cd4~mv2.jpg)
O estresse e a ansiedade fazem com que o corpo aumente a produção de cortisol um hormônio que ajuda o corpo a responder a situações de estresse, porém quando existem níveis muito altos desse hormônio pode haver aumento da acúmulo de gordura no organismo, deixando o metabolismo mais lento, sendo um motivo para não conseguir emagrecer.
O que fazer: tentar controlar o estresse e a ansiedade é importante para diminuir a produção de cortisol e ajudar na perda de peso. Para isso, o ideal é praticar atividades que ajudam a aliviar ou distrair a mente como caminhada, alongamentos, meditação ou yoga, por exemplo. Veja 7 passos para combater o estresse.
Você também pode se interessar: Dieta paleolítica: O que é, como aplicar e o que comer
9. Atingir o efeito platô
Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.
Além disso, quando se realiza uma dieta restritiva por muito tempo ou quando se perde rapidamente muito peso, ocorre diminuição do metabolismo, podendo-se atingir efeito platô, dificultando a perda de peso.
O que fazer: mudar o tipo ou a intensidade dos exercícios físicos, com orientação do educador físico, para ganhar massa muscular e aumentar a queima de calorias, além de fazer alterações na dieta, com orientação de um nutricionista. Veja outras dicas de como sair do efeito platô e perder peso.
10. Desequilíbrio hormonal
O desequilíbrio hormonal, principalmente quando os hormônios da tireoide T3 e T4 estão diminuídos, levam ao desenvolvimento do hipotireoidismo, deixando o metabolismo e o gasto de energia mais lentos, dificultando a perda de peso mesmo quando a pessoa faz dieta e exercícios físicos.
O que fazer: deve-se consultar um endocrinologista para fazer uma avaliação dos hormônios da tireoide e o tratamento mais adequado que pode ser feito com o uso de medicamentos indicados pelo médico. Saiba como é feito o tratamento do hipotireoidismo.
Fonte: https://www.tuasaude.com/
Participe dos nossos grupos:
Telegram: https://t.me/joinchat/9GUxYqHoOdw1NzIx
Comments